Cópia de Cópia de Cópia de Rosa Claro Estrutura Financeiro Relatório (Apresentação (169)).

Se você quer aprender a Metodologia Vaganova a fundo, realmente sentindo no seu corpo e podendo aplicar no seu aluno obtendo o melhor resultado técnico este é o curso pra você!

Aqui a Metodologia será apresentada de maneira que você possa adequar a sua realidade, como professor ou escola de dança brasileira, onde não há seleção de alunos e onde os objetivos de aulas podem ser diferentes do que apenas ser profissional.


Este é um curso teórico e prático, onde além de aprender a nomenclatura, você irá fazer os exercícios propostos pra sentir no seu corpo o entendimento e a execução do movimento e poderá transmitir tudo com muito mais profundidade para seus alunos. 


Não importa sua técnica de ensino atual, você terá acesso a diferenças de nomenclatura, lógica e todos os detalhes que a Metodologia Vaganova traz e aprenderá conosco soluções práticas para sua escola de dança.

O Curso será realizado de forma mista, parte do conteúdo é gravada e disponibilizada e teremos encontros ao vivo e online para aplicação dos exercícios, tiragem de dúvidas e reforço do material aprendido, vocês terão acesso a gravação das aulas então você poderá assistir de onde estiver.

O porque do Mostra Dança

Design sem nome.png

Em 2010, Juntos,  Erick Silva e Stefania Petry (Diretores do Mostra Dança) perceberam a falta de oportunidades de acesso a

a Metodologia de Grandes Escolas de Ballet

no Brasil, e então tiveram a ideia de trazer o Curso de Professores de Metodologia Vaganova, para professores que nunca tiveram acesso a isso,  ou que queiram se aprofundar ainda mais na metodologia.

O Mostra Dança foi o primeiro curso a trazer a Metodologia Vaganova para professores no Brasil e há cada ano o curso foi crescendo e trazendo maiores oportunidades de dança e ensino.

Hoje são 11 anos de sucesso e o maior curso de férias da América Latina, já tendo passado por aqui mais de 4.000 alunos e dado mais de 800 bolsas para bailarinos, além de ter formado mais de 800 professores de sucesso.

Mas no decorrer desses onze anos percebemos a necessidade de nos aprofundarmos na Metodologia Vaganova e trazê-la para realidade brasileira de ensino, onde o tempo de aula é muito reduzido e os alunos não são selecionados.

Durante esses 11 anos, a diretora Stefania Petry, formada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em 2008, foi aluna do Boston Ballet nos EUA, participou da Turnê Brasileira do Ballet Scalla de Milão e do Ballet Nacional de Cuba como convidada, integrou a Cisne Negro Cia de Dança na Temporada de O Quebra-Nozes e foi bailarina da Cia. Paulista de Dança e Cia Brasileira de Danças Clássicas, junto com o Erick Silva inauguraram o Studio de Ballet In-Pulso, uma escola de formação profissional através da Metodologia Vaganova, e puderam aplicar e ter resultados nos seus alunos através da Metodologia aplicada a essa realidade que temos, em oito anos de escola já mandaram mais de 10 alunos pra dançar fora do país, e ganhando diversos prêmios, festivais e bolsas de estudos em todo o mundo.

E através dessas experiências e estudos a diretora Stefania Petry resolveu trazer essa abordagem da Metodologia Vaganova acessível a todos os professores, mostrando o que dá certo e o que não dá na nossa realidade, as diferenças de nomenclaturas entre as escolas, e trazendo soluções reais pra sua sala de aula.

O Curso foi tão surpreendente que recebeu do MEC o título de Extensão Universitária chancelado pela Faculdade de Brasília, fazendo assim o primeiro curso do Método com certificação real do nosso Ministério da Educação.

 
 

O que será abordado na
Extensão Universitária
Método Vaganova Prático


 


 

Abordaremos toda a matéria que deverá ser apresentada em cada fase de ensino, elementar (1º ao 4º ano), intermediária (5º ao 7º ano), avançada (8º ao 10º ano)

 

Será abordada cada explicação detalhada do movimento, a forma e o tempo que devem ser ensinados, assim como daremos elementos para coreografias e espetáculos de final do ano, soluções, e todas as correções necessárias.

O Curso é acompanhado de uma apostila para cada módulo, que será disponibilizada na plataforma.

É um curso teórico e muito prático, a matéria é apresentada através de vídeos gravados e nas AULAS AO VIVO os professores fazem exercícios propostos pra sentir no seu corpo o entendimento e a explicação do movimento

A matéria é discutida e tirada dúvidas.
Na aula seguinte os professores tem a tarefa de desenvolver e mostrar as sequências pro nível da turma em questão.
E aí vemos a elaboração da sequência e do conteúdo pra melhor aplicação em sala de aula.

Dentro do curso criamos um grupo exclusivo de WhatsApp onde podemos fazer trocas e tirar dúvidas diretamente com a professora Stefania.

O que é a Extensão Universitária 

Método Vaganova Prático?

A Extensão Universitária Método Vaganova Prático  aborda todos os níveis da formação de escolas como o Bolshoi e o Kirov, mas de maneira que possa ser aplicado em escolas de ballet particulares.

O Curso é dividido em 3 módulos com uma nova divisão de níveis de acordo com a realidade da maior parte de escolas de dança particular.

A Metodologia Vaganova na Rússia e em escolas oficiais com Bolshoi, Kirov, Perm, é aplicada em 8 anos, sendo aulas de segunda a sexta de 1 hora e meia de ballet, além de aulas complementares como Ginástica, Aulas de Dança a Caráter, Aulas de Música entre outros.

Além disso os alunos entram no primeiro ano de ballet entre 9 e 10 anos e se formam no início da maioridade 17/18 anos.

E como no Brasil, não há nenhuma escola de ballet que consiga já iniciar nos primeiros anos de ensino, aulas todos os dias de uma hora e meia, e quase que 100% das escolas tem apenas 1 hora de aula 2x por semana, propomos uma redivisão do método onde a carga horária vai aumentando gradativamente, e consequentemente o tempo de formação, ao invés de 8 anos, passa a ser de 10 anos.

Como no Brasil temos uma cultura forte do Baby Class, pensamos na divisão de acordo com essa demanda.

A criança entra com 3 anos, no Baby Class, fica por 2 anos, aos 5 vai pro pré-ballet e fica também por 2 anos, e aí a partir dos 7 anos, nós começamos a implementar a Metodologia Vaganova de fato, onde seguiremos a matéria por 10 anos até a formação completa, finalizando com 16/17 anos.

Níveis de Ensino (Vaganova)     

Elementar:  1º, 2º, e 3º ano

Intermediário:  5º e 6º ano

Avançado:  7º ao 8º ano 

 

Níveis de Ensino (Proposto pela Extensão Universitária) 

Elementar: 1º, 2º, 3º e 4º ano (Módulo 1)

Intermediário: 5º, 6º e 7º ano (Módulo 2)

Avançado: 8º ano, 9º e 10º ano (Módulo 3)

2º ano

 

8/9 anos
 

- Aprofundar o trabalho de barra

- Aprofundar trabalho de centro e saltos

- Elementos cênicos

3º ano

 

9/10 anos

- Inclusão de poses na barra

- Trabalho de giros

- Iniciação das pontas

- Elementos Cênicos

1º ano
 

7 a 11 anos
 

- Trabalho de chão

- Início do estudo com a barra

- Início do estudo do centro

- Saltos simples

- Elementos cênicos

4º ano

 

10/11 anos

- Uso da meia ponta na barra

- Inclusão de médios saltos

- Aprofundar trabalho de giros e pontas

- Elementos cênicos

Fase Elementar

Fase Intermediária

5º ano

11/12 anos

- Inclusão da meia ponta no centro

- Estudo dos movimentos en tournant

- Inicio dos estudos de baterias e saltos nas pontas pontas

6º ano

12/13 anos

- Preparação para grandes piruetas e tour lents

- Conclusão da Tecnica de piruetas 

- Introdução aos grandes saltos

- Combinações mais elaboradas

7º ano

13/14 anos

- Piruetas seguidas no lugar e com deslocamento

- Fixar diferentes técnicas de piruetas nas pontas

- Apresentações mais difíceis de adágios com troca de tempos dentro das combinações. Início do desenvolvimento de elevação nos grandes saltos

8º ano

14/15 anos

- Tours nas grandes poses (2 tours) partindo de diferentes modos.

- Adágios bastante elaborados.

- Desenvolver mais a técnica das baterias.

- Estudar os grandes saltos partindo de diferentes modos.

- Dar continuidade ao trabalho das qualidades individuais dos alunos e a expressividade nos movimentos.

9º ano

15/16 anos

- Difíceis formas de adágio ligando-os a grandes saltos.

- Aperfeiçoar a técnica dos giros.

- Mais elaboradas as execuções dos sissones com baterias e en tournant.

- Estudos dos grandes saltos em combinações mais dançantes.

- Saltos nas pontas com deslocamento em linha reta, diagonal e en tournant.

- Continuar desenvolvendo a individualidade do aluno.

10º ano

16/17 anos

- Aperfeiçoar e fixar o material e também “limpar” artístico e tecnicamente.

- Estudar os principais estilos de execução dos exercícios interligados com a música.

- Desenvolver o aluno em sua virtuosidade, individualidade e seu lado artístico.

Fase Avançada

Avaliação e Certificados

 

Esse curso tem o intuito de fornecer todos os subsídios necessários pra você ser um professor realmente apto a ensinar a Metodologia Vaganova. 

 

Ao final do Curso, todos os professores deverão montar uma aula de cada nível que será avaliada pela nossa comissão de professores. 

A aula deverá ser colocada no youtube de maneira não listada, nossa equipe irá avaliar uma a uma e irá dar um feedback individual pra cada professor.

Caso haja necessidade o professor terá uma consultoria individual pra saber o que precisa melhorar e caso não esteja apto a receber o certificado poderá reassistir as aulas e terá novo prazo pra enviar novas aulas.

 

Para receber o Certificado de Extensão Universitária reconhecido pelo MEC você precisará cursar os 3 módulos e apresentar todas as avaliações.

Os professores que fizerem esse curso e forem certificados,  vão estar num diretório do site Mostra Dança,  estarão licenciados pela Mostra Dança, e terão entendimento para aplicar o método.

Os professores e escolas que quiserem certificar os alunos poderão ter acesso a nossa equipe de examinadores.

Além disso vamos criar com esses professores um grupo de examinadores pra que possam mais pra frente certificar os alunos e trabalhar com isso junto à Mostra Dança.

Quando serão as aulas?

 

Toda a matéria do Curso será disponibilizada para assistir quando e quantas vezes quiser durante 2* anos (Curso completo), iremos guiando os estudos dos professores e teremos um encontro semanal durante dois meses, para complementação dos estudos, tiragem de dúvidas e reforço do que foi aprendido.

 

*2 anos (para o curso completo) e 1 ano para apenas um módulo 

Serão 8 aulas ao-vivo por módulo que irão ocorrer durante as sextas-feiras das 10h30 as 12h30 e sábados 13:00 as 14:30;

Cronograma de Aulas ao vivo do Módulo 1:

 

30/09 - 10:30 as 12:30

01/10 - 13:00 as 14:30

28/10 - 10:30 as 12:30

29/10 - ​ 13:00 as 14:30

25/11 - 10:30 as 12:30

26/11 - ​ 13:00 as 14:30

03/02 - 10:30 as 12:30

04/02 - ​ 13:00 as 14:30

Os Módulos 2 e 3 serão divulgados posteriormente.


 

O que estão dizendo

IMG_3189.jpg
IMG_1897.jpeg

Investimento

Extensão Universitária Método Vaganova - Completo (todos os módulos) 

Tem o valor de R$ 5997,00

pode ser pago em até 10x no cartão de crédito

(e no cartão recorrente onde você precisa ter disponível apenas o valor da parcela)  

Extensão Universitária Método Vaganova - Apenas Módulo 1 *

*Para receber o certificado de extensão você precisará depois adquirir os módulos 2 e 3

Tem o valor de R$ 2397,00

pode ser pago em até 10x no cartão de crédito

(e no cartão recorrente onde você precisa ter disponível apenas o valor da parcela) 

 
 

AVISO LEGAL

 

“Esse produto é comercializado com apoio da Hotmart. A plataforma não faz controle editorial prévio dos produtos comercializados, nem avalia a tecnicidade e experiência daqueles que os produzem. A existência de um produto e sua aquisição, por meio da plataforma, não podem ser consideradas como garantia de qualidade de conteúdo e resultado, em qualquer hipótese. Ao adquiri-lo, o comprador declara estar ciente dessas informações. Os termos e políticas da Hotmart podem ser acessados aqui, antes mesmo da conclusão da compra."